terça-feira, 16 de agosto de 2011

Game da preservação

Rede Globo lança jogo que desafia o jogador a preservar o meio-ambiente!


Objetivo é impedir o avanço da devastação sobre os biomas brasileiros.


A Rede Globo lança, nesta segunda-feira (15), um novo jogo na internet - o Missão Bioma. No game, o jogador tem o desafio de ajudar a proteger os seis biomas brasileiros - Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica e Pampas - de ameaças como tratores com motosserras e bichos contaminados por poluição. Ele faz isso gerenciando recursos e posicionando estrategicamente os seus personagens num tabuleiro virtual.


Óleo de cozinha

Descarte do óleo de cozinha em Porto Alegre

Já são 149 postos de entrega de óleo de fritura usado espalhados pela cidade.
Recomenda-se colocar o óleo em recipientes como garrafas de plástico ou vidro para entregá-lo em um desses pontos. Esse óleo é encaminhado depois à reciclagem.

As duas empresas conveniadas com o DMLU - Faros e Ecológica - recolhem o óleo e encaminham a um destino ambientalmente correto. A Faros utiliza como base para a produção de ração animal e e a Ecológica desenvolve biodiesel.

Meio Ambiente

Por ser menos denso que a água, o óleo de cozinha forma uma película sobre ela, o que provoca a retenção de sólidos, entupimentos e problemas de drenagem quando colocados em pias ou vasos sanitários, que são redes coletoras de esgoto.

Nos arroios e rios, a película formada pelo óleo de cozinha dificulta a troca de gases entre a água e a atmosfera, causando a morte de peixes e outros seres vivos que necessitam de oxigênio.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (51) 3289-6987 e 3289-6904.

Fonte:http://www2.portoalegre.rs.gov.br/dmlu/default.php?p_secao=94


O que pode e o que não pode ser reciclado:




Alguns grupos de reciclagem

Greenpeace -


Nossa historia é a história de uma luta determinada constante e essencialmente não-violenta em defesa do meio ambiente e de todos os seres que habitam a Terra. É a historia de cerca de três milhões de pessoas em todo o mundo, cujo apoio e colaboração têm tornado possível as atividades do Greenpeace contra a destruição crescente – fruto amargo de tecnologias ecologicamente insanas. História de uma luta determinada constante e essencialmente não-violenta em defesa do meio ambiente e de todos os seres que habitam a Terra.


Grupo Ambientalista da Bahia, Gambá -


O Grupo Ambientalista da Bahia – Gambá – surge em meados de 1981 a partir do envolvimento e da união de alguns técnicos de diferentes áreas, em torno de questões sobre meio ambiente, inclusive a defesa da Amazônia. Nos primeiros encontros foram expressas as preocupações com a maneira pela qual o ser humano passou a se comportar diante da natureza, bem como as intenções do grupo em voltar-se para as questões do Estado da Bahia. O Gambá foi oficializado em abril de 1982 quando teve seus estatutos aprovados, passou a ser reconhecido como entidade de utilidade publica municipal e estadual.


Grupo ambientalista de Palmeiras GAP -


O GAP (Associação Grupo Ambientalista de Palmeiras) é uma ONG que atua na defesa, conservação e recuperação do meio ambiente da Chapada Diamantina, principalmente no município de Palmeiras - onde se localizam importantes monumentos naturais como o Morro do Pai Inácio, Morrão, Morro do Camelo, a Cachoeira da Fumaça entre tantos outros.


Fontes:

Greenpeace - http://www.greenpeace.org/brasil/pt/

Gambá - http://ospiti.peacelink.it/zumbi/org/gamba/home.html

GAP - http://gap.org.br/

Como reciclar

Passo a passo:

1) Procure o programa organizado de coleta de seu município ou uma instituição, entidade assistencial ou catador que colete o material separadamente. Veja primeiro o que a instituição recebe. Não adianta separar, por exemplo: plástico, se a entidade só recebe papel

2) Para uma coleta de maneira ideal, separe os resíduos em não-reciclaveis e recicláveis e dentro dos recicláveis separe papel, metal, vidro e plástico.

3) Veja exemplo de materiais recicláveis:

- Vidro

- Metal

- Plástico

Escolha um local adequado para guardar os recipientes com os recicláveis até a hora da coleta. Antes de guardá-los, limpe-os para retirar os resíduos e deixe-os secar naturalmente.


Fonte:http://www.compam.com.br/comoreciclar.htm

Os tipos de lixo

Tipos de lixo:

- doméstico (alimentos)

- industrial (carvão mineral, lixo químico. Fumaças)

- agrícola (esterco e fertilizantes)

- hospitalar

- materiais radioativos (indústria medicinal)

- tecnológico (televisão e rádios)

Em torno de 88% do lixo domestico vai para o aterro sanitário. A fermentação produz dois produtos: o chorume o gás metano. Menos de 3% do lixo vai para as usinas de compostagem, ou adubo. O lixo hospitalar, por sua vez, deve ir para os incineradores. De todo o lixo produzido pela população brasileira, apenas 2%é reciclado.

Por quê?
Porque reciclar é quinze vezes mais caro que jogar o lixo em aterros.



Censo demográfico

Censo Demográfico 2010


O Censo 2010 compreendeu um levantamento minucioso de todos os domicílios do país. Nos meses de coleta de dados e supervisão, 191 mil recenseadores visitaram 67,6 milhões de domicílios nos 5.565 municípios brasileiros para colher informações sobre quem somos, quanto somos, onde estamos e como vivemos.

Os primeiros resultados definitivos, divulgados em novembro, apontaram uma população formada por 190.732.694 pessoas.

Em abril de 2011, mais resultados chegam ao conhecimento do público com a divulgação da Sinopse do Censo Demográfico, com informações sobre domicílios recenseados, segundo a espécie, e população residente, segundo as Unidades da Federação e municípios.

Os próximos resultados serão divulgados no decorrer de 2011 e 2012, de acordo com o calendário online disponível para consulta.

Fonte: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/default.shtm



domingo, 14 de agosto de 2011

O ciclo do Lixo Eletrônico

Nos últimos anos, cada vez mais pessoas têm se ocupado de questões relacionadas ao que este blog chama de lixo eletrônico. Quem acompanha o blog já conseguiu perceber que a situação é realmente crítica: com a aceleração da produção e do consumo de eletrônicos, o volume desse tipo de descarte cresce exponencialmente, deixando o planeta sem espaço para armazenamento e ainda menos capacidade de reciclagem. A julgar pela maneira como as coisas são hoje, as alternativas para resolver esse tipo de problema são insuficientes. Precisamos mudar.

Uma visão ampla sobre o assunto ajuda a identificar uma série de elementos que podem ser ajustados para chegar a uma situação mais próxima da sustentabilidade, e que vão muito além do mero gerenciamento de descartes. Este post é o primeiro de uma série que pretende juntar algumas idéias que eu e outras pessoas fomos aprendendo e desenvolvendo ao longo da evolução da rede MetaReciclagem nos últimos anos, para colaborar com o debate público e ir além do diagnóstico, propondo algumas ações. De maneira alguma pretendo esgotar o tema: quem tiver outras idéias, sinta-se à vontade para enviar comentários, ou usar o formulário de contato para mandar idéias, textos e qualquer outra colaboração. Com certeza, muito do que vou escrever não é novidade. Quem quiser, mande também sugestões de referência, bibliografia e outros recursos. O que nos interessa é o diálogo.

Pessoalmente, eu acho que muitas vezes falta uma visão sistêmica: pesquisadores de diferentes áreas ficam tentando resolver problemas específicos de maneira isolada, sem pensar nas outras etapas do ciclo. Para facilitar, e inspirado pelo vídeoa história das coisas, de Annie Leonard, quero propor uma tentativa de mapear o ciclo completo dos eletrônicos e indicar ações específicas nas diferentes partes. Esse mapeamento vai incorrer em algum idealismo, dar uma importância desproporcional para ações críticas que por enquanto são praticamente inexistentes. Também vai cair em algum reducionismo didático. Por exemplo, produção e consumo são muito mais um campo de influências mútuas do que uma seqüência direta. Mas vamos tentar uma primeira enumeração:

1 Produção

2 Consumo

3 Descarte

4 Reuso

5 Reciclagem

Ciclo do lixo eletronico

Fonte:

http://lixoeletronico.org/blog/o-ciclo-do-lixo-eletr%C3%B4nico-vis%C3%A3o-geral

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Lixo Doméstico

Cada americano produz diariamente dois quilos de lixo!Em cada ano são produzidos trezentos milhões de resíduos sólidos, oitenta mil quilos de restos de comida e quarenta e quatro mil fraldas(nos Estados Unidos da América).
A reciclagem faz muitas coisas passar de comum para extraordinário como por exemplo, garrafas pet podem virar camisas ou forros de casaco, Latas podem virar estruturas de casas ou até motores de carros, e todo lixo pode virar energia elétrica!
Um jeito bem simples de você ajudar o meio-ambiente é fazendo a coleta seletiva, ou seja colocando lixo seco no lixo seco e orgânico no orgânico, etc...

Foto de um concurso onde os ganhadores iam a uma maratona de shows, para ganhar esta gincana bastava recolher mais lixo do que os outros grupos! Mais de 20 mil toneladas de lixo foram recolhidas, todo o lixo coletado foi entregue a empresas de reciclagem.

Carros um objeto, bem aproveitável...

Quase 245.000.000(milhões) de carros circulam nos EUA todo ano, e a cada ano são vendidos mais 12 milhões!
Nos Estados Unidos cerca de 90% dos carros já estão sendo reaproveitados. Por exemplo com o metal do carro que irá ser colocado fora, podemos fazer a carroceria de um outro carro! As peças podem ser revendidas para consertar um carro, de todos os carros, já é possível separar 75% do aço! Ou seja quase o aço inteiro do carro.