segunda-feira, 22 de agosto de 2011
Links para videos de reciclagem!
http://videos.hsw.uol.com.br/reciclagem-1-video.htm
http://videos.hsw.uol.com.br/reciclagem-2-video.htm
http://videos.hsw.uol.com.br/reciclagem-3-video.htm
A fonte já está contida na postagem.
terça-feira, 16 de agosto de 2011
Game da preservação
Óleo de cozinha
Descarte do óleo de cozinha em Porto Alegre
Fonte:http://www2.portoalegre.rs.gov.br/dmlu/default.php?p_secao=94
Alguns grupos de reciclagem
Grupo Ambientalista da Bahia, Gambá -
O Grupo Ambientalista da Bahia – Gambá – surge em meados de
Grupo ambientalista de Palmeiras GAP -
O GAP (Associação Grupo Ambientalista de Palmeiras) é uma ONG que atua na defesa, conservação e recuperação do meio ambiente da Chapada Diamantina, principalmente no município de Palmeiras - onde se localizam importantes monumentos naturais como o Morro do Pai Inácio, Morrão, Morro do Camelo, a Cachoeira da Fumaça entre tantos outros.
Fontes:
Greenpeace - http://www.greenpeace.org/brasil/pt/
Gambá - http://ospiti.peacelink.it/zumbi/org/gamba/home.html
GAP - http://gap.org.br/
Como reciclar
Passo a passo:
1) Procure o programa organizado de coleta de seu município ou uma instituição, entidade assistencial ou catador que colete o material separadamente. Veja primeiro o que a instituição recebe. Não adianta separar, por exemplo: plástico, se a entidade só recebe papel
- Vidro
- Metal
- Plástico
Escolha um local adequado para guardar os recipientes com os recicláveis até a hora da coleta. Antes de guardá-los, limpe-os para retirar os resíduos e deixe-os secar naturalmente.
Os tipos de lixo
Tipos de lixo:
- doméstico (alimentos)
- industrial (carvão mineral, lixo químico. Fumaças)
- agrícola (esterco e fertilizantes)
- hospitalar
- materiais radioativos (indústria medicinal)
- tecnológico (televisão e rádios)
Censo demográfico
Censo Demográfico 2010
O Censo 2010 compreendeu um levantamento minucioso de todos os domicílios do país. Nos meses de coleta de dados e supervisão, 191 mil recenseadores visitaram 67,6 milhões de domicílios nos 5.565 municípios brasileiros para colher informações sobre quem somos, quanto somos, onde estamos e como vivemos.
Os primeiros resultados definitivos, divulgados em novembro, apontaram uma população formada por 190.732.694 pessoas.
Em abril de 2011, mais resultados chegam ao conhecimento do público com a divulgação da Sinopse do Censo Demográfico, com informações sobre domicílios recenseados, segundo a espécie, e população residente, segundo as Unidades da Federação e municípios.
Os próximos resultados serão divulgados no decorrer de 2011 e 2012, de acordo com o calendário online disponível para consulta.
Fonte: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/default.shtm
domingo, 14 de agosto de 2011
O ciclo do Lixo Eletrônico
Nos últimos anos, cada vez mais pessoas têm se ocupado de questões relacionadas ao que este blog chama de lixo eletrônico. Quem acompanha o blog já conseguiu perceber que a situação é realmente crítica: com a aceleração da produção e do consumo de eletrônicos, o volume desse tipo de descarte cresce exponencialmente, deixando o planeta sem espaço para armazenamento e ainda menos capacidade de reciclagem. A julgar pela maneira como as coisas são hoje, as alternativas para resolver esse tipo de problema são insuficientes. Precisamos mudar.
Uma visão ampla sobre o assunto ajuda a identificar uma série de elementos que podem ser ajustados para chegar a uma situação mais próxima da sustentabilidade, e que vão muito além do mero gerenciamento de descartes. Este post é o primeiro de uma série que pretende juntar algumas idéias que eu e outras pessoas fomos aprendendo e desenvolvendo ao longo da evolução da rede MetaReciclagem nos últimos anos, para colaborar com o debate público e ir além do diagnóstico, propondo algumas ações. De maneira alguma pretendo esgotar o tema: quem tiver outras idéias, sinta-se à vontade para enviar comentários, ou usar o formulário de contato para mandar idéias, textos e qualquer outra colaboração. Com certeza, muito do que vou escrever não é novidade. Quem quiser, mande também sugestões de referência, bibliografia e outros recursos. O que nos interessa é o diálogo.
Pessoalmente, eu acho que muitas vezes falta uma visão sistêmica: pesquisadores de diferentes áreas ficam tentando resolver problemas específicos de maneira isolada, sem pensar nas outras etapas do ciclo. Para facilitar, e inspirado pelo vídeoa história das coisas, de Annie Leonard, quero propor uma tentativa de mapear o ciclo completo dos eletrônicos e indicar ações específicas nas diferentes partes. Esse mapeamento vai incorrer em algum idealismo, dar uma importância desproporcional para ações críticas que por enquanto são praticamente inexistentes. Também vai cair em algum reducionismo didático. Por exemplo, produção e consumo são muito mais um campo de influências mútuas do que uma seqüência direta. Mas vamos tentar uma primeira enumeração:
1 Produção
2 Consumo
3 Descarte
4 Reuso
5 Reciclagem
Fonte:
http://lixoeletronico.org/blog/o-ciclo-do-lixo-eletr%C3%B4nico-vis%C3%A3o-geral
segunda-feira, 11 de julho de 2011
Lixo Doméstico

Carros um objeto, bem aproveitável...
